OSB recebe Arabella Steinbacher no Rio e em São Paulo [assista ao vivo pela internet]

por Redação CONCERTO 22/05/2014

Nos dias 22, 24 e 25 de maio, a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de seu titular, Roberto Minczuk, recebe a violinista alemã Arabella Steinbacher. Cada concerto é realizado em uma casa diferente. No dia 22, a orquestra toca no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; no dia 24, na Cidade das Artes, também no Rio; já no dia 25, o grupo viaja até a capital paulista, e sobe ao palco da Sala São Paulo – inaugurando sua Série Safira, que promove concertos na cidade.

 

A apresentação da Sala São Paulo ainda será transmitida ao vivo, via internet. O público poderá acompanhar o concerto no site aovivo.osb.com.br, a partir das 21h do domingo.

Nascida em Munique, Steinbacher é filha de pai alemão e mãe japonesa, e começou a tocar violino quando tinha apenas três anos – aos nove foi admitida no Colégio de Música de sua cidade natal. Com a OSB ela interpreta o Concerto de Dvorák.

Completam o repertório a versão original de Uma noite no Monte Calvo, do russo Modest Mussorgsky, e a Sinfonia nº 1 de Rachmaninov. Composta em 1895, a peça foi estreada dois anos depois, em São Petersburgo. A apresentação, porém, foi um desastre, o que abalou profundamente Rachmaninov. A partitura então ficou esquecida, e a segunda audição da sinfonia ocorreu apenas em 1945. Obscura – apesar de, segundo a crítica, representar com sucesso a tradição sinfônica russa –, a peça tem nos concertos da OSB suas primeiras audições brasileiras.

[Veja mais no Roteiro Musical: TMRJCidade das ArtesSala São Paulo]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página