Osesp abre a temporada com Paulo Mestre e Garrick Ohlsson [Assista ao vivo pela internet no dia 13]

por Redação CONCERTO 12/03/2014

Nos dia 13, 14 e 15 de março a Osesp faz os concertos inaugurais de sua temporada 2014, que marca os 60 anos da orquestra. Quem comanda o programa é a diretora musical e regente titular do grupo, Marin Alsop. A apresentação da quinta-feira, dia 13, tem transmissão ao vivo pela internet, a partir das 20h45 (horário de Brasília), na página Concerto Digital Osesp.

 

O repertório se inicia com a Missa brevis, de Leonard Bernstein, compositor transversal da temporada. E quem interpreta a peça é o Coro da Osesp, que em 2014 completa 20 anos. Terminada em 1989, Missa brevis é a última grande composição de Bernstein, que morreu um ano depois, e foi escrita para coro a capella e contratenor.

O solista será o cantor Paulo Mestre. Natural de Curitiba, onde realizou grande parceria com a Camerata Antiqua, Mestre alcançou reconhecimento internacional, especialmente por seu trabalho com música antiga.

Após a peça de Bernstein, a orquestra sobe ao palco acompanhada do pianista norte-americano Garrick Ohlsson. Reconhecido especialmente pelo seu vasto repertório, Ohlsson foi o primeiro norte-americano a ganhar a Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1970 – na ocasião, superou a japonesa Mitsuko Uchida, que ficou em segundo lugar.

Com a Osesp ele interpreta o famoso Concerto nº 2 de Sergei Rachmaninov – trata-se da primeira apresentação do Ciclo Rachmaninov, que prevê ao longo da temporada a Sonata nº 1, os Treze prelúdios, as Danças sinfônicas e os outros três concertos do compositor russo.

A apresentação se encerra com a Sinfonia nº 3, Órgão, de Camille Saint-Saëns, uma das principais obras do compositor francês, que traz uma partitura peculiar, unindo a orquestra tradicional a algumas passagens para piano (a duas e a quatro mãos) e órgão.

No dia 16, a Osesp volta a apresentar a Sinfonia órgão, de Saint-Saëns, desta vez em um concerto matinal. Sob regência de Marin Alsop, a orquestra toca ainda a Sinfonia nº 1, Clássica, de Prokofiev.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.