Osesp apresenta temporada 2016; renovações de assinaturas se iniciam em 10 de outubro

por Redação CONCERTO 01/10/2015

A Osesp lançou nesta noite a sua temporada de 2016. Sob o tema “Estado de escuta”, a programação elaborada pelo diretor artístico Arthur Nestrovski quer abordar a música “como forma de resistência às pressões dispersivas que o excesso de informações e a compulsão de comunicação exercem sobre nós, 24 horas por dia”. Ainda que um pouco mais enxuta que a temporada deste ano – 32 programas contra os 36 da atual –, a programação exibe o mesmo nível de qualidade com interessantes repertórios e grandes convidados.

 

A temporada terá 96 concertos compondo as 12 séries de assinaturas (8 atrações por série). A programação se inicia no dia 10 de março, com um concerto conduzido pela diretora musical e regente titular da Osesp, Marin Alsop, com obras de Higdon, MacMillan (estreia latino-americana de coencomenda) e Mahler (Primeira sinfonia). Alsop ainda regerá outros 9 programas da temporada. O regente associado Celso Antunes fará quatro programas (dois sinfônicos, um de câmara e um coral), e a recém-nomeada regente assistente Valentina Peleggi dirigirá dois (um de câmara e um sinfônico).

Entre os maestros convidados estão nomes como Isaac Karabtchevsky, Arvo Volmer, James Gaffigan, Giancarlo Guerrero, sir Richard Armstrong, Robert Spano, Markus Stenz, Thierry Fischer, Juraj Valcuha e Carlos Miguel Prieto. Entre os solistas se apresentarão os violoncelistas Sol Gabetta, Pieter Wispelwey e Christian Poltéra, o percussionista Colin Currie, os pianistas Khatia Buniatishvili, Fazil Say e Gabriela Montero, bem como o oboísta Heinz Holliger e o violinista Thomas Zehetmair, que também atuarão como regentes.

A Osesp programou ciclos como Schubert em Foco e outros dois dedicados aos centenários de Alberto Ginastera e Henri Dutilleux. O exímio pianista inglês Paul Lewis será o artista em residência, e interpretará, entre outras obras, o ciclo integral dos concertos para piano de Beethoven, sob regência de Marin Alsop. Já compositor transversal será Béla Bartók, que terá obras executadas em várias formações ao longo de todo ano.

A temporada contemplará obras de todas as épocas e estilos, de Bach a Henze, passando por Mozart, Beethoven, Tchaikovsky, Brahms, Verdi (Réquiem), Debussy e Mahler (cuja Sinfonia nº 2, Ressurreição encerra a temporada em dezembro).

Como novidade, a Osesp também criou a figura do artista associado, que será a contralto e regente Nathalie Stutzmann. Ela atuará com o grupo nas próximas três temporadas, de 2016 a 2018.

Os compositores visitantes serão o jovem norte-americano Mason Bates e o inglês Julian Anderson. Como em anos anteriores, a Osesp seguirá com o programa de encomendas e estreará cinco obras de compositores brasileiros – Maury Buchala, Jorge Villavicencio Grossmann, Roberto Sion, Rafael Amaral e Regina Porto.

Dentro de sua ação para recuperação e divulgação da música brasileira, a Osesp anunciou um projeto de edição e gravação de obras de Francisco Mignone. Terão continuidade também as gravações de Villa-Lobos e Prokofiev para o selo Naxos

Como em anos anteriores, a temporada da Osesp também contemplará recitais (com os pianistas Yulianna Avdeeva, Paul Lewis, Fazil Say, Khatia Buniatishvili, e a mezzo-soprano Stella Doufexis com o pianista Paulo Álvares), concertos do coro da Osesp, da orquestra de câmara da Osesp, do quarteto Osesp e o Solistas da Osesp.

Outras iniciativas tradicionais da Fundação Osesp terão continuidade, como os Concertos Matinais, o Descubra a Orquestra, a Academia da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Coral, o Selo Digital Osesp, a Música na Cabeça e as turnês itinerantes.

 


 

Osesp  Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Assinaturas temporada 2016

Renovação para assinantes da temporada 2015
de 10/10 a 8/11/2015

Trocas solicitadas
dias 9 e 10/11/2015 – exclusivamente para associados do programa Sua Orquestra
dias 11 e 12/11/2015 – para os demais assinantes de 2015 que solicitaram a troca

Novas assinaturas
dias 23 e 24/11/2015 – exclusivamente para associados do programa Sua Orquestra (central de atendimento e internet);
de 25/11 a 20/12/2015 – para os demais interessados (central de atendimento e internet);
de 21/12/2015 a 04/01/2016 – Para todos os interessados (somente pela internet).

Os interessados também podem criar sua série personalizada, escolhendo o mesmo número de ingressos em pelo menos três concertos da temporada 2016. As vendas serão feitas pela internet a partir de janeiro de 2016.

Mais informações podem ser obtidas em www.osesp.art.br.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.