Osesp comemora seus 60 anos com encomenda de John Adams

por Redação CONCERTO 13/08/2014

A Osesp comemora seus 60 anos com uma trinca especial de concertos nos dias 14, 15 e 16, na Sala São Paulo. Sob regência de sua titular, Marin Alsop, a orquestra recebe o saxofonista norte-americano Timothy McAllister – ele sola na estreia latino-americana de uma composição de John Adams. A apresentação da quinta-feira, dia 14, terá transmissão ao vivo via internet, a partir das 20h45, na página de concertos digitais da Osesp.

 

Considerado um dos principais saxofonistas da atualidade, McAllister é integrante do renomado Quarteto Prism – formado apenas por saxofonistas, o ensemble é especializado em música nova e já recebeu por duas vezes o prêmio de melhor grupo de câmara pela Associação Norte-Americana de Compositores, Autores e Editores (Ascap).

Já como solista, McAllister se apresenta com frequência nas principais casas de concerto dos Estados Unidos. Em 2009, ele foi um dos solistas convidados para o concerto inaugural de Gustavo Dudamel à frente da Filarmônica de Los Angeles – na estreia de City noir, de John Adams. E com a Osesp ele faz outra estreia de John Adams: a primeira audição latino-americana do Concerto para saxofone.

A peça é uma encomenda conjunta feita pela Osesp com as sinfônicas de Sydney, Baltimore e Saint Louis – todas as orquestras estrearam a peça com McAllister como solista. O programa se completa com a Alvorada de Lo schiavo, de Carlos Gomes, e a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.