Osesp homenageia trompetista Gilberto Siqueira pelos 40 anos na orquestra

por Redação CONCERTO 28/08/2013

Nos concertos desta semana, dias 29, 30 e 31 de agosto, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo presta uma homenagem ao trompetista Gilberto Siqueira, que completa 40 anos de Osesp em 2013. Ele fará o solo de trompete do movimento lento do Concerto nº 1 para piano de Shostakovich, que terá ao piano Simon Trpceski.

 

A Osesp toca ainda a Fantasia Sobre Duas Melodias Populares, de Damir Imeri, dedicada a Trpceski e inspirada no rico folclore macedônio, com solo do pianista convidado, e a Sinfonia nº 2 de Prokofiev, composta em 1925 e dedicada ao regente Sergei Koussevitzky.
 
O Concerto também antecipa a turnê europeia da Osesp fazendo a estreia mundial da peça Saravá – Homenagem a Vinicius de Moraes, de Clarice Assad, encomendada pela Osesp para a turnê.

Solista da Osesp desde 1973, o carioca Gilberto Siqueira começou a estudar piano ainda criança e, aos 13 anos, optou pelo trompete. Foi aluno de Wilfredo Cardoso (primeiro trompete da Orquestra do Teatro Colón de Buenos Aires) e de Adolph Herseth (primeiro trompete da Sinfônica de Chicago), e se formou pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Iniciou a carreira profissional aos 19 anos, na Orquestra Filarmônica de São Paulo, sob regência de Simon Blech, e estreou como solista em 1969, junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Desde então, tem se apresentado com as principais orquestras brasileiras. Fundou vários grupos de metais, entre eles o Metal Brasil e o quinteto Metalessência. Como professor, atuou no Conservatório de Tatuí e nos festivais de Curitiba, de Campos do Jordão, de Brasília, de Paraíba e de Itu, entre outros.
 
[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.