Osesp recebe como convidado o maestro polonês Stanislaw Skrowaczewski

por Redação CONCERTO 28/10/2014

Os últimos programas sinfônicos da Osesp em outubro acontecem nos dias 30 e 31 – com mais uma récita ainda no dia 1º de novembro. A grande atração dos concertos é o regente polonês Stanislaw Skrowaczewski, que comanda a Osesp dias antes de completar 91 anos. Após a Segunda Guerra Mundial, Skrowaczewski comandou diversos grupos de seu país natal, como as filarmônicas de Wroclaw, Katowice e Cracóvia, até assumir a prestigiada Orquestra Filarmônica Nacional de Varsóvia.

 

Em 1956, ganhou a Competição Internacional de Regência de Roma, o que o levou para os Estados Unidos: após um convite do famoso maestro húngaro George Szell, Skrowaczewski fez sua estreia com a Orquestra de Cleveland. E seria em solo norte-americano que o maestro faria boa parte de sua fama, conduzindo orquestras como as sinfônicas de Pittsburgh, Cincinnati e a Filarmônica de Nova York – um de seus cargos mais expressivos foi a direção musical da Sinfônica de Minneapolis (atual Orquestra de Minnesota), que manteve por 19 anos.

Ele dirige a Sinfonia nº 4, Romântica, de Bruckner, e o Concerto para violino de Alban Berg. Quem interpreta a peça é a japonesa Akiko Suwanai – nascida em 1972, Suwanai fez história ao se tornar a mais jovem vencedora da Competição Tchaikovsky, em 1990.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.