Osesp recebe violinista Sarah Chang em programa dedicado a Brahms

por Redação CONCERTO 11/12/2008

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta-se com uma das violinistas mais importantes da atualidade, a norte-americana Sarah Chang, em três apresentações de repertório integralmente dedicado ao compositor Johannes Barhms: Variações sobre um tema de Haydn, Concerto para violino e Sinfonia nº 2. As récitas, dias 11, 12 e 13 de dezembro, terão regência do maestro John Neschling. (Veja detalhes em nosso Roteiro).

Esta é a primeira vez que Chang toca com a Osesp. Em sua curta carreira – Sarah completa 28 anos no próximo dia 10 de dezembro -, a violinista já foi regida por alguns dos principais nomes da cena internacional, como: Daniel Barenboim, Colin Davis, Charles Dutoit, Lorin Maazel, Kurt Masur e Simon Rattle, entre outros.

Sarah Chang – Nascida na Filadélfia, filha de pais coreanos, Sarah Chang começou os estudos de violino aos quatro anos de idade e logo entrou para a Juilliard School of Music, tendo aulas com Dorothy DeLay. Em um ano, ela já havia tocado com várias orquestras nos arredores da Filadélfia, e suas audições precoces, aos oito anos, para Zubin Mehta e Riccardo Muti levaram-na a compromissos imediatos com a Filarmônica de Nova York e Orquestra da Filadélfia. Os destaques da temporada 2008-2009 incluem uma turnê pelo Oriente e apresentações com a Filarmônica de Los Angeles e Esa-Pekka Salonen, Filarmônica de Londres e Sinfônica NHK, entre outras orquestras de prestígio.