Osesp toca com pianista Louis Lortie e faz transmissão pela internet

por Redação CONCERTO 01/11/2012

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp se apresenta nesta quinta, sexta e sábado em sua sede, com a presença do maestro Yan Pascal Tortelier, ex-titular do grupo, e o pianista franco-canadense Louis Lortie. A novidade é que além do público presente na Sala São Paulo, os internautas de todo o mundo poderão acompanhar em tempo real o concerto do sábado, dia 3 de novembro, às 16h. [Clique aqui para acessar]

 

Além das obras interpretadas pela Osesp, a transmissão mostrará a movimentação da Sala e terá conteúdos especiais, como entrevistas sobre o repertório do concerto.

O concerto começa com a Abertura do musical Girl Crazy e Rhapsody in Blue de Gershwin. Em seguida são apresentadas, em movimentos intercalados, duas versões de Gaspard de La Nuit, de Ravel – uma para piano e outra para orquestra. O programa termina com mais Gershwin: as Variações para Piano e Orquestra sobre o tema de I Got Rhythm.

O pianista franco-canadense Louis Lortie estudou com Yvonne Hubert em Montreal e com Dieter Weber em Viena, e fez sua estreia profissional com a Sinfônica de Montreal aos 13 anos. Em 1984 conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Busoni e foi premiado na Leeds International Piano Competition. Lortie trabalhou com os regentes Riccardo Chailly, Lorin Maazel, Kurt Masur, Seiji Ozawa, Charles Dutoit e Neeme Järvi. Também participou de muitos projetos de música de câmara com músicos como Frank Peter
Zimmermann, Leonidas Kavakos, Renaud e Gautier Capuçon, Jan Vogler, Augustin Dumay, o Quarteto Takács e Gidon Kremer. Lortie recebeu um Edison Award por sua gravação das Variações Eroica, de Beethoven. Seu disco de obras de Schumann e Brahms foi considerado um dos melhores CDs do ano pela BBC Music Magazine. Em 1992 Lortie foi nomeado Oficial da Ordem do Canadá. Também recebeu a Ordem de Quebec e um doutorado Honoris Causa da Universidade Laval.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]