Oslo Camerata toca pelo Mozarteum em São Paulo e Santos

por Redação CONCERTO 22/05/2010

A segunda atração de maio do Mozarteum Brasileiro é a Oslo Camerata, grupo de câmara formado por instrumentistas de cordas do Instituto de Música Barratt-Due, sediado na capital norueguesa. A Oslo Camerata realiza concertos nos dias 24 e 25, na Sala São Paulo, e no dia 26 no Teatro Sesc Santos.

 

A Oslo Camerata foi fundada em 1998 pelo violinista Stephan Barratt-Due, seu diretor artístico e quem comanda a orquestra nas apresentações por aqui. A orquestra de cordas é formada por músicos profissionais, contudo jovens talentos selecionados dentre os alunos do Instituto também têm a oportunidade de participar.

Desde sua criação, a Oslo Camerata trabalhou com artistas como Truls Mørk, Julian Rachlin, Mischa Maisky, Henning Kraggerud, Arve Tellefsen, Ole Edvard Antonsen, Juhani Lagerspetz, Christian Lindberg, Randi Stene e Per Arne Glorvigen.

Em 2008, o conjunto iniciou um projeto musical voltado a crianças e jovens residentes em favelas de Niterói, no Rio de Janeiro. Essa iniciativa envolve a participação no Projeto Aprendiz, no qual a Oslo Camerata dá aulas a alunos e professores, fortalecendo os conjuntos, oferecendo apoio com instrumentos e equipamentos e ajudando na construção de uma biblioteca musical. Esse trabalho é subsidiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

Nas três noites, a Oslo Camerata apresenta a Sinfonia em si bemol, do alemão Carl Philipp Emanuel Bach, Under the wing of rock, concerto para viola e cordas da compositora contemporânea inglesa Sally Beamish, a Serenata para cordas op. 20, de Edward Elgar, e outra Serenata para cordas, dessa vez a de Tchaikovsky. A solista será a violista Soon-Mi Chung.

[Veja os nomes dos ganhadores dos pares de ingressos para assistir à Oslo Camerata]

[Veja detalhes no Roteiro Musical]