Outubro tem festivais de Música Nova e Música Sacra

por Redação CONCERTO 30/09/2010

Durante o mês de outubro acontecem dois importantes festivais de música, o 45ª Festival Música Nova e o 13º Festival de Música Sacra. Entre os dias 2 e 29, em São Paulo e Santos, acontece a 45ª edição do Festival Música Nova, um dos mais tradicionais eventos de música clássica do país. Criado e dirigido durante vários anos pelo compositor Gilberto Mendes (artista que é capa da edição de outubro da Revista CONCERTO), o festival trouxe durante décadas o que de mais recente se fez em música internacionalmente, além de promover a produção de compositores brasileiros.

 

Esta edição do Festival Música Nova tem como tema o continente americano. Entre as atrações estão concertos do Ensemble Nuevo, do compositor Livio Tragtenberg, da Sinfônica Municipal de Santos e do Ensemble Continuum [confira a programação completa em nosso site www.concerto.com.br].

Além de dar uma palestra, Gilberto Mendes também lança seu mais novo CD. “A música de Gilberto Mendes – vários compositores em um só compositor, do modernismo ao pós-modernismo”, que conta com participações de Jack Fortner, Ensemble Música Nova, Martha Herr, Andrea Kaiser, Beatriz Alessio e Fábio Zanon. O CD será lançado em concertos em São Paulo, dia 28, e Santos, dia 29.

Também durante o mês de outubro, a Catedral Evangélica de São Paulo é palco do 13º Festival de Música Sacra, coordenado pelo maestro Carlos Eduardo Vieira. Um dos principais eventos corais da cidade, o festival foi criado pelo organista Nelson Rodrigues da Silva em 1995, com o apoio dos regentes Abel Rocha e Naomi Munakata. Conforme explicam seus organizadores, trata-se de um evento de caráter estritamente cultural, sem vínculo religioso, que tem o objetivo de valorizar o canto coral.

Focado no rico e variado repertório sacro, esta edição acontece em cinco noites e promove 17 diferentes apresentações. Entre elas estão o Coral Jovem do Estado, que se apresenta sob regência de Nibaldo Araneda no dia 10; o Coral Martin Luther, o CoralUsp e o Voz Ativa Madrigal, que cantam no dia 17; e o Coral Cultura Inglesa, que se apresenta sob regência de Marcos Júlio Sergl no dia 31.