Palestino e israelense tocam piano a quatro mãos na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 19/09/2011

A série de concertos internacionais da Tucca (Associação para crianças e adolescentes com câncer) promove o encontro do pianista palestino Saleem Abboud-Ashkar e o israelense Shai Wosner no dia 20 de setembro, na Sala São Paulo. Os pianistas se apresentaram juntos pela primeira vez em 2001, com a West-Eastern Divan Orchestra, também conhecida como Orquestra da Paz. A formação foi idealizada pelo maestro Daniel Barenboim e o filósofo Edward Said com o objetivo de reunir jovens músicos judeus e árabes. Desde então, Sallem Abboud -Ashkar e Shai Wosner emocionam plateias de todo o mundo interpretando obras para piano a quatro mãos.

Nascido em Nazaré, Saleem Abboud-Ashkar estudou na Royal Academy of Music, em Londres, e na Hochschule für Musik und Theater, em Hannover. Além de participar de recitais por todo o mundo, o pianista também atuou como solista com a Orquestra Filarmônica de Israel, a convite do maestro Zubin Metha, e com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém.

Já o israelense Shai Wosner mudou-se aos 21 anos para Nova York, onde estudou com Emanuel Ax na Juilliard School. Nomeado pela BBC “new generation artist” em 2007, Wosner realizou inúmeras apresentações com a BBC Symphony, BBC Philharmonic, BBC Scottish Symphony e BBC National Orchestra of Wales.

Na apresentação do dia 20 de setembro, o duo interpreta a quatro mãos a Sonata K 488 de Mozart, a Fantasia em fá menor D 940 de Schubert, as Valsas op. 39 de Brahms e La Valse de Ravel.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]