Pianista Amaral Vieira apresenta recital no Teatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 05/09/2009

Depois de mais uma bem sucedida turnê pelo Japão – país em que atingiu a incrível marca de 250 recitais –, o grande pianista brasileiro Amaral Vieira, volta ao Teatro Municipal paulista em única apresentação. O recital acontece no domingo, dia 6 de setembro às 11h, e faz parte da programação de inauguração do novo piano do Teatro, um Steinway Grand Concerto (modelo D) patrocinado pela Construtora Norberto Odebrecht. Faz cinco anos que Amaral Vieira não se apresenta na cidade.

Amaral Vieira, que faz parte da seleta lista de artistas internacionais credenciados pela Steinway, apresentará obras de Bach, Haydn, Schubert, Chopin, Liszt e de sua própria autoria.

Leia a seguir a biografia de Amaral Vieira fornecida pela assessoria de imprensa:

Amaral Vieira. Nascido em São Paulo em 1952, é um dos mais versáteis e completos músicos brasileiros de sua geração. Após estudos musicais no Brasil com Souza Lima e Artur Hartmann, ingressou no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris onde foi orientado por Lucette Descaves e Olivier Messiaen. Diplomado pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, Alemanha, foi convidado pelo British Council a aperfeiçoar seus conhecimentos em Londres com Louis Kentner, que foi discípulo de um aluno pessoal de Liszt.
Suas realizações fonográficas, como compositor e/ou como intérprete, contam com 108 títulos (editados em LPs, cassetes e CDs), apresentando um vasto repertório, com ênfase especial para Liszt, e suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras. Essas gravações estão sendo distribuídas no Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos.
Recebeu inúmeras distinções: 10 prêmios como pianista, 16 como compositor e mais de 50 distinções em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão.
Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia no triênio 1993/1995, e em 1998 o compositor tomou posse da Presidência da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, tendo terminado seu mandato em dezembro de 2001.
É responsável desde 1989 pelo programa de música sacra “Laudate Dominum”, que vai ao ar todos os domingos (com reprise às quintas-feiras) na Cultura FM de São Paulo e também aos sábados na Rádio Sodré de Montevidéu (Uruguai).
Suas turnês de concertos incluíram, afora o Brasil, quase todos os países da Europa, América do Sul, Oriente Médio, China e Japão.
Em janeiro de 2000, tomou posse da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Música, entidade da qual é atualmente dos mais jovens acadêmicos, e em abril de 2001 assumiu a presidência da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Em março/abril de 2008 fez sua oitava turnê no Japão, com 24 concertos, chegando assim, somente naquele país, ao espantoso marco de 250 concertos em mais de 200 cidades.
No mês de julho de 2008, o pianista foi agraciado com o prêmio "2008 Golden Laurel Award", outorgado pela "The Delian Society" pelo conjunto de sua obra. É a primeira vez que esta distinção é conferida a um compositor brasileiro.
Amaral Vieira é um artista credenciado pela mais prestigiosa marca de pianos do mundo, Steinway and Sons.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]