Pianista croata toca “Concerto nº 2” de Chopin com Osesp

por Redação CONCERTO 27/05/2010

Nos dias 27 e 28 às 21h00 e no dia 29 às 16h30, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo toca na Sala São Paulo com o pianista Dejan Lazić, solista no Concerto para piano nº 2 em fá menor, op.21 de Frédéric Chopin. O programa inclui ainda a Marcha fúnebre de Lutoslawski e a Sinfonia nº 1, op.13 - Sonhos de Inverno, de Tchaikovsky.

 

Dejan Lazić é de Zagreb, Croácia, mas cresceu em Salzburg e estudou no Mozarteum daquela cidade. Em 2008 estreou no Lincoln Center de Nova York com a Budapest Festival Orchestra e Iván Fischer e no Royal Festival Hall de Londres com a Filarmônica de Londres. Foi considerado pela Gramophone como "brilhante pianista e músico talentoso e repleto de idéias".

Apresentou-se com a Orquestra Philharmonia sob direção de Vladimir Ashkenazy; com a Sinfônica de Bamberg; com as orquestras de Atlanta, Seattle e Indianapolis; com as filarmônicas de Seul, Hong Kong e de Roterdã; e com a Sinfônica de Birmingham, a Orquestra Nacional Dinamarquesa, a Sinfônica do Pacífico e a Sinfônica NHK. Foi artista residente com a Orquestra de Câmara da Holanda em 2008/09 e fez turnê com a Orquestra de Câmara da Austrália.

Em música de câmara, trabalha regularmente com artistas como Benjamin Schmid, Nikolić Gordan e Richard Tognetti e é convidado frequente do Festival de Gstaad. Na temporada 2010, apresenta-se como camerista em Istambul, Munique e Heidelberg, dentre outros.

Dejan Lazic grava com exclusividade pela Classics Channel. Lançou em 2007 e 2009 CDs com obras de Scarlatti, Bartók, Schumann e Brahms. Em 2008 gravou o Concerto n º 2 de Rachmaninov com a Orquestra Filarmônica de Londres e Kirill Petrenko.

Além da atividade intensa como pianista, Dejan Lazic é também compositor, tendo estreado obras como o Quarteto de Cordas op. 9, escrito para o aniversário de 70 anos de Mstislav Rostropovich, e o ciclo Kinderszenen – Hommage à Schumann op. 15, estreado no Concertgebouw de Amsterdã.

[Assista ao vídeo com o pianista Dejan Lazić]