Pianista e cravista Stella Almeida falece em São Paulo

por Redação CONCERTO 29/04/2013

Faleceu em São Paulo, aos 50 anos, no último sábado dia 27 de abril, a pianista e cravista Stella Almeida. Com uma destacada atuação na divulgação da música brasileira contemporânea, Stella, era pianista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, docente na Emesp Tom Jobim e professora colaboradora do Conservatório Souza Lima.

 

Stella Almeida estudou piano com os professores Attílio Mastrogiovanni, Homero de Magalhães e Miguel Angel Scebba, graduando-se pela Unesp. Como cravista, foi orientada por Maria Lúcia Nogueira e Ilton Wjuniski. Foi membro fundador e cravista da Orquestra de Câmara Engenho Barroco. Stella também atuou com a Bachiana Chamber Orchestra e, como musicista convidada, com a Osesp.

No ano passado, Stella Almeida lançou o CD “Polonaises e Fantasias” (selo Paulus) com obras de Wilhelm Friedemann Bach, Johann Sebastian Bach e Carl Philipp Emanuel Bach, fruto de seu trabalho de doutorado realizado na Unicamp. O CD é o último registro do alto nível musical que a artista alcançou.

Musicista de destaque e reconhecida professora, Stella deixará saudades e um exemplo de compromisso e seriedade nas atividades musicais a que se dedicou. Stella, que vinha se tratando do câncer há cerca de dois anos, deixa o marido, o contrabaixista da Osesp Alexandre Rosa, e uma filha.