Pianista Elisso Virsaladze se apresenta em São Paulo e no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 08/08/2014

A grande pianista georgiana Elisso Virsaladze faz três apresentações no Brasil – duas em São Paulo, em promoção da Cultura Artística; e uma no Rio de Janeiro, como parte da série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais. Na capital paulista, a pianista toca na Sala São Paulo, nos dias 11 e 13 de agosto; já no Rio, ela se apresenta no Theatro Municipal carioca no dia 14.

 

Nascida em Tbisili, capital da Geórgia, em 1942, Virsaladze iniciou seus estudos ao piano com oito anos, sob tutela de sua avó, Anastasia Virsaladze, que era uma respeitada pianista e professora. Elisso seguiu os passos da avó, e após se graduar no Conservatório Estatal de sua cidade natal, partiu para o Conservatório de Moscou, onde começou a lecionar em 1967, e onde está até hoje.

Em 1962, ficou em terceiro lugar na prestigiada Competição Internacional Tchaikovsky (que naquele ano dividiu o primeiro prêmio entre Vladimir Ashkenazy e John Ogdon); já em 1966, ganhou o grande prêmio da Competição Schumann, em Zwickau, na Alemanha (cidade natal do compositor).

Em suas três apresentações brasileiras ela interpreta o mesmo repertório, formado pelas Nove variações sobre Lison dormait, de Mozart, a Sonata nº 1 de Brahms, o Andante com variações em fá menor, de Haydn, e os Doze estudos sinfônicos de Schumann.

[Veja mais no Roteiro Musical: São PauloRio de Janeiro]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.