Pianista espanhol Eduardo Frias se apresenta em BH e no Rio

por Redação CONCERTO 05/09/2013

O pianista espanhol Eduardo Frias faz sua estreia no Brasil nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, em um recital no Pianofest – I Festival Internacional Pianístico de Belo Horizonte, que acontece no Conservatório da UFMG. Após a apresentação em Minas Gerais, ele segue para o Rio de Janeiro, onde se apresenta na quarta-feira, dia 11 de setembro, na Casa de Rui Barbosa, com entrada franca.

 

O programa escolhido por Frias reúne os compositores espanhóis Albéniz (Córdoba) e Granados (La maja y el ruiseñor e El amor y la muerte), além de Beethoven (Sonata em lá bemol maior op. 110) e Scriabin (Fantasia em si menor op. 28). No Rio de Janeiro ele troca a obra de Albéniz pelo Prelúdio e fuga nº 1 em dó maior de Bach.

Nascido em Madrid, Eduardo Frias frequentou o Conservatório Federico Moreno Torroba e o Real Conservatório Superior de Música, tendo como professores Elena Orobio, José Luis Bernardo de Quirós e Carlos Maria Dominguez. Ele, que já se apresentou em diversas salas de concerto da Europa, recebeu prêmios como o 1º lugar nas edições de 2003, 2004 e 2006 do concurso promovido pelo Conservatório Ángel Arias Macein e o 2º lugar no Concurso de Música de Câmara realizado em Reus. Frias, que participa frequentemente de festivais pelo mundo, já realizou cursos de aperfeiçoamento com Pascal Nemirosvski, Bruno Canino, Mirabela Dina, Alexander Jenner, Paul Badura Skoda, Josep Colom, Ana Guijarro, Peter Bithell, Guillermo González, Sebastián Mariné, Rubén Fernández, Arpad Bodo, Esperanza Aldana e outros.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

[Notícia corrigida em 7/9/2013]

ESCLARECIMENTO PÚBLICO [9/9/2013]

Tendo em vista a nota “Propaganda enganosa” publicada na coluna de Ancelmo Gois do jornal “O Globo” desta segunda-feira (9/9/2013), publicamos o seguinte esclarecimento:

1) A informação de que o pianista Eduardo Frias teria sido aluno da pianista Cristina Ortiz foi distribuída pela assessoria de imprensa Agência Febre (“Aluno da brasileira Cristina Ortiz, Eduardo Frias faz recital com entrada franca na casa de Rui Barbosa”) e foi inicialmente divulgada na notícia acima. Tão logo a pianista Cristina Ortiz contatou a Revista CONCERTO, a informação foi retirada da notícia (conforme aviso de correção do dia 7/9/2013 acima).

2) Na mensagem recebida de Cristina Ortiz, a pianista afirma que Frias “tomou cursos” com ela, o que, contudo, no seu entender, não o transformaria em aluno seu.

3) Após a Revista CONCERTO pedir a correção da informação à Agência Febre, a assessoria enviou mensagem afirmando que o pianista Eduardo Frias realizou os seguintes cursos com Cristina Ortiz:
2010 – Aulas privadas one to one em Londres na casa da pianista
2010 – Curso de Verão “Workshop” na França (10 dias em agosto)
2011 – Curso de Verão “Workshop” na França (10 dias em agosto)
2012 – Curso de Verão “Workshop” na França (2 a 9 de agosto)

4) O nome de Cristina Ortiz também aparece entre os professores de Eduardo Frias no site oficial do pianista http://eduardofriaswebsite.wordpress.com/.

Assim, lamentamos o título equivocado e leviano da nota de Ancelmo Gois, “Propaganda enganosa”. A Revista CONCERTO sempre se diferenciou pela responsabilidade e pelo cuidado com que veicula as informações. [Nelson Rubens Kunze, diretor e editor]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.