Pianista Ivo Pogorelich é solista da OSB em concertos no Rio e em São Paulo

por Redação CONCERTO 18/09/2009

Sob a regência de seu titular Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Brasileira terá em seu próximo programa um dos pianistas do primeiro time internacional: o croata Ivo Pogorelich. As apresentações acontecem na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro (dias 18 e 19) e na Sala São Paulo dia 20. Pogorelich interpreta o Concerto para piano nº 2 em fá menor de Frédéric Chopin.

Apesar do nome, este foi o primeiro concerto que Chopin escreveu (em 1830), sendo porém o segundo a ser publicado. Estreou em março do mesmo ano, em Varsóvia, Polônia, tendo o próprio Chopin como solista, e traz um dos mais famosos temas da obra do compositor. O programa da OSB ainda tem as Bachianas brasileiras nº 8, de Villa-Lobos, e a bela La valse, de Ravel, que, escrita em 1919, faz uma homenagem à valsa vienense, entrelaçando melodias e reinterpretando o brilhantismo do gênero pela ótica do pós-guerra.

Nascido em Belgrado, Ivo Pogorelich recebeu suas primeiras lições de piano aos sete anos de idade. Em 1976, começou a estudar com a pianista e professora Aliza Kezeradze, que passou a ele a tradição da escola Liszt-Siloti e foi sua esposa durante dezesseis anos, até falecer em 1996. Vencedor de diversos concursos, seu nome ficou atrelado, no entanto, a um certame que não ganhou. Em 1980, no Concurso Internacional de Piano Frederick Chopin em Varsóvia, Pogorelich foi eliminado na semifinal, provocando a demissão de membros do júri, entre eles a pianista argentina Martha Argerich, colocando-o nas capas de jornais e revistas mundiais.

Pogorelich é hoje um artista mundialmente reconhecido, que faz recitais nas maiores salas de concerto do mundo e grava exclusivamente pelo selo Deutsche Grammophon, com o qual já lançou mais de 15 discos. Ele também investe parte de sua fama e prestígio em causas nobres, criando fundações com objetivos sociais, apresentando-se em eventos beneficentes e fomentando iniciativas de apoio e aperfeiçoamento a jovens artistas.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]