Pianista Leon Fleisher toca com Filarmônica de Minas

por Redação CONCERTO 13/08/2012

Reconhecido pela música e pela história de vida, o norte-americano Leon Fleisher faz duas apresentações no Brasil esta semana com a Filarmônica de Minas Gerais, dias 16 e 18. Com regência de Fabio Mechetti, ele interpreta o famoso Concerto para mão esquerda de Ravel, em um programa que tem ainda a Suíte de Danças crioulas op. 15 de Ginastera e a Sinfonia fantástica op. 14 de Berlioz.

 

A Filarmônica de Minas faz mais uma apresentação com Fleisher no dia 18, com o mesmo repertório, mas desta vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pela série da Sala Cecília Meireles.

Quando estava com 16 anos, Leon Fleisher foi destacado pelo The New York Times como "um dos mais talentosos da nova geração de pianistas" e logo aclamado como "o achado pianístico do século" pelo grande regente Pierre Monteux.

No auge de sua carreira, aos 37 anos, foi atingido por uma doença neurológica conhecida como distonia focal, perdendo a mobilidade de dois dedos da mão direita. Seguindo com as carreiras de regente e professor, submeteu-se a diferentes tratamentos que restauraram a mobilidade de sua mão. Depois de décadas interpretando o repertório de piano para a mão esquerda, Fleisher voltou a tocar com as duas mãos, recebendo enormes elogios pela sua primeira gravação "bimanual" após esse longo período, um álbum apropriadamente intitulado Duas mãos.

A história de Fleisher é contada em seu livro de memórias Nine Lives, escrito em parceria com a crítica musical Anne Midgette, e também é tema do documentário Two Hands, escrito e dirigido por Nathaniel Kahn e indicado ao Oscar e ao Emmy em 2006.

No retorno ao repertório de duas mãos, Fleisher se apresentou em Londres, Bruxelas e Lucerna e, como solista da Orquestra Filarmônica de Londres, sob direção de Jurowksi, em Londres, Nova York e Washington DC, eventos musicais que estão entre os mais memoráveis daquela temporada. Suas gravações pela Sony continuam entre as mais admiradas da música sinfônica. Nas últimas temporadas, Leon Fleisher reafirma seu lugar como um dos artistas de concerto mais proeminentes de hoje, com apresentações em centros musicais importantes de todo o mundo.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2012 - Todos os direitos reservados.

A reprodução integral deste conteúdo requer autorização.