Pianista russa Maria Meerovitch toca no Masp

por Redação CONCERTO 10/10/2011

A premiada pianista russa Maria Meerovitch faz um recital no dia 11 de outubro, às 12h30, na série Música no Masp, em São Paulo. No repertório da apresentação promovida pela Art Invest, Meerovitch toca peças de Tchaikovsky, Chopin e Schumann. O recital tem entrada franca.

 

Maria Meerovitch nasceu em 1969, na então Leningrado, onde iniciou a carreira musical aos seis anos de idade. Com apenas oito anos apresentou-se com orquestra e foi orientada por Grigory Sokolov, considerado um dos maiores músicos do nosso tempo. Seus estudos evoluíram no Conservatório de São Petersburgo, com M. Freindling Lebed e, mais tarde, com o professor Anatol Ugorski no Conservatório Rimsky-Korsakov.

Desde 1990 mora na Bélgica, após ter recebido uma bolsa de Fonds Alex de Vries da Menuhin’s Foundation. Graduou-se no Conservatório Real de Antuérpia e imediatamente começou a ensinar piano e música de câmara na mesma instituição. Passou a conquistar os primeiros prêmios em várias competições internacionais, como GB Viotti, na Itália, e Ch Hennen, na Holanda, que projetaram sua carreira nos cinco continentes, com apresentações solo e recitais de música de câmara nos Estados Unidos, Japão, Taiwan, Brasil, República da África do Sul, Coréia do Sul, Israel e Europa.

Destacam-se as apresentações no Concertgebouw (Amsterdã), Festival Internacional d'Art Lyrique (Aix-en-Provence), Bad Kissingen-Musik Festival, Baxter Hall (Cape Town), Schleswig-Holstein Musik Festival, Cité de la Musique (Paris), Opera City Hall (Tokyo), Musikhalle (Hamburg), Newport Music Festival (Newport), Ponto de Encontro de Martha Argerich (Beppu) e Theatre des Champs Elysees (Paris).

[Veja detalhes no Roteiro Musical]