Pinchas Zukerman toca e rege em São Paulo e no Rio

por Redação CONCERTO 13/08/2010

Entre os dias 15 e 21 de agosto, um dos mais representativos violinistas internacionais ocupará os principais palcos do Rio e de São Paulo. O aclamado violinista e regente Pinchas Zukerman se apresentará com seu grupo, Zukerman Chamber, na Sala São Paulo e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

No dia 15, dentro da série de câmara da Osesp, eles apresentam a Sonatensatz em dó menor e o Quarteto op. 26 de Brahms e o Quinteto op. 44 de Schumann.

No dia 16, ele e o Zukerman Chamber Players apresentam no Teatro Municipal do Rio de Janeiro duos para violino e viola de Mozart, o Duo para violino e violoncelo, op. 7 de Kodály e o Quinteto op. 34 de Brahms.

Já nos dias 19, 20, 21, Zukerman comandará a Osesp num repertório variado, contando com a participação da violinista Jessica Linnebach e a violoncelista Amanda Forsyth. Eles interpretam o Concerto BWV 1043 de Bach, a Canzone para violoncelo op. 55 de Bruch, o Concerto para violino em dó maior de Haydn, o Adagio sobre melodias celtas para violoncelo op.56 de Bruch e Variações sobre um tema de Haydn, op. 56a de Brahms.

Nascido em Tal-Aviv em 1948, Zukerman é internacionalmente reconhecido como um talento excepcional, de personalidade musical exuberante e técnica prodigiosa. É igualmente reconhecido como maestro, violinista, violista, pedagogo e camerista, estimulando e dando oportunidades a jovens talentos, vários dos quais integram seu conjunto Zukerman Chamber Players.