Por conta da crise, Theatro Municipal de São Paulo reduz programação lírica

por Redação CONCERTO 26/09/2015

Por falta de patrocínio, o Theatro Municipal de São Paulo resolveu readequar a sua programação deste ano e da próxima temporada. A apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal com a trupe Fura del Baus foi adiada para 2016; foi cancelada a montagem da ópera Così fan tutte, de Mozart, que seria apresentada em novembro; e, em 2016, serão realizadas apenas três produções operísticas: Don Carlo, de Verdi, La Bohème, de Puccini, e Lady Macbeth do Distrito de Mstsensk, de Shostakovich.

O teatro havia anunciado em agosto [clique aqui para ler] a realização de seis produções para 2016. “Tal decisão se fez necessária em decorrência da retratação na captação de recursos privados, indispensáveis para a plena realização de nossa programação artística, e do impacto da variação cambial, em um cenário agravado pelas incertezas do atual quadro econômico. Como medida de responsabilidade, a direção da Fundação Theatro Municipal optou por rever o plano de atividades, preservando os avanços e conquistas institucionais obtidos nos últimos anos”, afirmou a diretoria da fundação em nota oficial.

Segundo a nota, “o processo de ‘celetização’ dos artistas, compromisso assumido desde o início da atual gestão, permanece inalterado, com a contratação dos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e equipe técnica do Theatro em 2014; dos coros Lírico e Paulistano até o final de 2015; e do Balé da Cidade em 2016. Também estão mantidas as atividades dos grupos artísticos da Fundação, da Praça das Artes e das escolas municipais de música e dança”.

Ainda de acordo com a fundação, a empresa Compre Ingressos, que presta serviços de bilheteria ao Municipal, está entrando em contato com todos os assinantes e com as pessoas que compraram ingressos para os espetáculos deste ano que foram adiados ou cancelados. No caso da ópera Così fan tutte, os ingressos serão ressarcidos; no caso do espetáculo com La Fura Dels Baus, os ingressos podem ser devolvidos ou transferidos para o ano que vem. Um canal de atendimento foi criado pelo telefone (11) 2626-0857.


Leia abaixo a íntegra da nota da Fundação Theatro Municipal de São Paulo:

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo comunica alterações na programação do último trimestre de 2015 e em 2016. A apresentação da companhia teatral La Fura Dels Baus, prevista para novembro de 2015, foi remanejada para o próximo ano, e a ópera Così fan tutte, que encerraria a atual temporada lírica, foi cancelada.

Tal decisão se fez necessária em decorrência da retração na captação de recursos privados, indispensáveis para a plena realização de nossa programação artística, e do impacto da variação cambial, em um cenário agravado pelas incertezas do atual quadro econômico. Como medida de responsabilidade, a direção da Fundação Theatro Municipal optou por rever o plano de atividades, preservando os avanços e conquistas institucionais obtidos nos últimos anos.

O processo de ‘celetização’ dos artistas, compromisso assumido desde o início da atual gestão, permanece inalterado, com a contratação dos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e equipe técnica do Theatro em 2014; dos coros Lírico e Paulistano até o final de 2015; e do Balé da Cidade em 2016. Também estão mantidas as atividades dos grupos artísticos da Fundação, da Praça das Artes e das escolas municipais de música e dança.

Em 2016, a temporada será composta pelos títulos líricos Don Carlo, La Bohème e Lady Macbeth de Mtsensk, além da realização de espetáculos da companhia La Fura Dels Baus, concertos, apresentações de música de câmara, música coral e espetáculos de dança, sob responsabilidade dos corpos artísticos mantidos pela Fundação. O programa Municipal na Cidade, com apresentações gratuitas, também será mantido.

No compromisso de garantir a excelência da programação artística mesmo em um contexto de adversidades, e em respeito ao seu público e assinantes, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo informa que tomou todas as medidas necessárias para minimizar os transtornos decorrentes de tais mudanças.

A empresa Compre Ingressos, que presta serviços de bilheteria ao Theatro Municipal, está entrando em contato com todos os assinantes e com aqueles que adquiriram tickets avulsos para os referidos espetáculos. Os ingressos para a ópera Così fan tutte serão ressarcidos pelos mesmos canais de compra. Para La Fura Dels Baus, serão oferecidas duas opções: devolução dos valores ou utilização dos atuais ingressos para as novas datas em 2016, a serem anunciadas em breve.

Um canal exclusivo foi criado pela empresa Compre Ingressos para atendimento ao público pelo telefone (11) 2626- 0857, todos os dias das 9h às 21h.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.