Pre-Estreia transmite eliminatórias de jovens talentos da música

por Redação CONCERTO 05/10/2012

O programa Pré-Estreia, da TV Cultura, tem em outubro uma série de eliminatórias, apresentadas aos domingos, às 16h. Em sua segunda temporada, o Pré-Estreia – o único concurso de música clássica da TV brasileira – teve mais de cem inscrições e pretende revelar os novos talentos da música clássica nacional. Dezoito solistas e seis conjuntos participam das diversas fases do programa, que é apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pelas jornalistas Roberta Martinelli e Letícia Costa.

 

No dia 7 de outubro acontece a primeira eliminatória, com os músicos Betina Maliska (canto), Vitor Noah (violão) e Vinicius Lira (flauta). Na semana seguinte, no dia 14, quem se apresenta é Ayrton Pisco (violino), Marlon Camatari (trompete) e Otoniel dos Santos (eufônio). No dia 21 é a vez de Renato Borges (violão), Túlio Mendes (eufônio) e Ana Lúcia Arigoni (violoncelo) passarem pelo crivo dos juízes. O último programa de outubro, no dia 28, traz provas de Rubens de Oliveira (percussão), Paula Pires (clarinete)e Arthuer Marden (piano).

O concurso se estende até dezembro, quando, no dia 16, é realizada a grande final. Na edição anterior, os dois solistas premiados tocaram em concertos organizados pelo Sesi de São Paulo, e o primeiro colocado geral foi a Nova York fazer master classes na prestigiada Juilliard School.