Projeto leva música à Sala Funarte ‘Guiomar Novaes’

por Redação CONCERTO 27/08/2010

Com uma programação semanal até dezembro, a Funarte – Fundação Nacional das Artes apresentou o projeto vencedor do edital de ocupação da Sala Guiomar Novaes, dentro da sede paulistana da entidade. A temporada “Transversal da música no tempo”, do Pólo Cultural, tem curadoria de música clássica do maestro Mário Ficarelli e faz apresentações a preços acessíveis, com música popular aos sábados à noite e de música ‘erudita’ nas manhãs de domingo.

 

A programação de música clássica conta com diferentes formações e repertórios, em módulos que abordam da música barroca à escrita contemporânea. Neste mês, serão apresentados compositores como Bach, Händel, Palestrina, Gabrielli, Telemann e Vivaldi.

Além de criar uma programação regular em um importante – porém esquecido – espaço de música da capital paulista, o projeto leva o público de cultura ao tradicional bairro dos Campos Elíseos, em um movimento louvável de revitalização da região.

Com mais esta iniciativa, aliada a premiações como as de incentivo à composição clássica e de crítica musical, além de projetos como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a Funarte reforça uma atuação crescente no fomento da música de concerto.

O evento de abertura da série acontece nesta sexta, dia 27, com o Quinteto Metal Arte e o músico Arrigo Barnabé. No sábado a cantora Ana Salvagni se apresenta na Sala e, no domingo, é a vez do grupo de tubas e eufônios Tubrassil. A programação de música popular está a cargo do compositor Paulo Braga e a direção do projeto é de Eneida Soller.