Quarteto Emerson faz dois concertos na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 26/05/2014

Nos dias 27 e 28 de maio a Cultura Artística promove dois concertos do Quarteto Emerson em São Paulo. Considerado um dos melhores grupos de câmara do mundo, o quarteto foi fundado em 1976, em Nova York, e toma seu nome emprestado do filósofo e poeta norte-americano Ralph Waldo Emerson. A atual formação conta com Eugene Drucker, Philip Setzer (violinos), Lawrence Dutton (viola) e Paul Watkins (violoncelo) – Watkins entrou no grupo ao final da temporada 2012-2013, substituindo David Finckel, que integrava o grupo desde 1979.

 

Na Sala São Paulo, o Quarteto Emerson faz um repertório distinto para cada apresentação. No dia 27 são interpretados quartetos de Mozart (K428), Shostakovich (nº 14) e Beethoven (nº 2). No dia seguinte: de Haydn (nº 3), Britten (nº 3) e Schubert (A morte da donzela).

Conhecido por sua excelência técnica e variedade de repertório o quarteto tem como marca o costume de se apresentar em pé (apenas o violoncelista se mantem sentado) e de alternar Drucker e Setzer como primeiro-violino. Em sua vasta discografia, destacam-se suas gravações para os quartetos de Bartók (1989) e Shostakovich (2000), ambos vencedores do Grammy de melhor álbum clássico. Veja na seção Mídia um vídeo do grupo interpretando o Quarteto nº 12 do compositor russo.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página