Rio de Janeiro recebe 20ª edição do Rio Cello Encounter entre os dias 14 e 24 de agosto

por Redação CONCERTO 14/08/2014

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 14 e 24 de agosto a 20ª edição do Rio International Cello Encounter, um dos festivais mais longevos da cidade, que há duas décadas leva uma programação variada de música erudita para diversos pontos da capital carioca. Com direção artística de seu idealizador, o violoncelista inglês David Chew – chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Brasileira –, o Rio Cello Encounter promove também festivais paralelos, como o Cello Dance, que está em seu 8º ano, e que propõe a união entre a música e a dança, com bailarinos de formação clássica, moderna e contemporânea.

Entre os destaques da programação musical, vale ressaltar a soprano norte-americana radicada no Brasil Martha Herr, o violinista cipriota Haroutune Bedelian e o saxofonista argentino Blas Rivera. A abertura acontece no Espaço Tom Jobim, local que sedia boa parte das atrações do festival, com uma apresentação do Rio Cello Ensemble, liderado por David Chew, e convidados.

A Orquestra Sinfônica Brasileira também participa do evento, com um concerto no Espaço Tom Jobim no dia 15, sob regência do inglês Russell Guyver e com solos de José Gregório Nieto (violoncelo).

No dia do encerramento há quatro eventos: às 11h, no Parque Lage, apresenta-se o grupo Eco Cello; também às 11h, no Cine Arte UFF, em Niterói, toca a Orquestra Sinfônica Nacional, com regência de Roberto Tibiriçá; às 16h, na Candelária, acontece a Violoncelada, com diversos grupos e solistas convidados; e às 20h, encerrando a noite e o festival, uma performance com os violoncelistas David Haughey e Yaniel Matos e os bailarinos Danilo d’Alma e Paula Maracajá.

Paralelamente ao Rio International Cello Encounter há também o Cello Tinta, que há três anos realiza um projeto de inclusão social por meio da música e das artes plásticas nas comunidades da Maré e Pavão-Pavãozinho; e a Cello Parade, que celebra os vinte anos do evento com a exposição de esculturas pela cidade.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.