Rio Folle Journée tem cinco dias de Chopin

por Redação CONCERTO 01/06/2010

A quarta edição da Rio Folle Journée tem início dia 2 de junho com um total de 36 concertos e palestras, abordando a integral da obra para piano de Frédéric Chopin, na interpretação dos pianistas Anne Quéffélec, Abdel Rahman el-Bacha, Philippe Giusiano, Momo Kodama e Iddo Bar-Shai; e dos brasileiros Eduardo Monteiro, Alexandre Dias, Ronaldo Rolim, Miguel Rosselini, Flavio Augusto e Sylvia Thereza.

 

O evento também apresenta, até o dia 6 de junho, os dois Concertos para piano de Chopin com Nelson Freire e Arthur Moreira Lima acompanhados pela Orquestra Petrobras Sinfônica sob direção de Isaac Karabtchevsky.

Os palestrantes Luiz Paulo Sampaio e José Miguel Wisnik abordam a influência de Chopin sobre compositores brasileiros como Mignone, Oswald, Nepomuceno, Pixinguinha ou Ernesto Nazareth.

Segundo Clóvis Marques, em matéria da edição de junho da Revista CONCERTO, “a Rio Folle Journée pode não ter ainda a multiplicidade proliferante da versão original francesa, mas apresenta o mesmo espírito de voracidade aventureira, de mergulho festivalesco e descoberta convivial que caracteriza o evento inventado em 1995 por René Martin na cidade de Nantes”.

[Veja a programação completa da Rio Folle Journée]