Samuel Hamzem comanda Quinteto Cantareira

por Redação CONCERTO 05/10/2011

Sob direção de Samuel Hamzem, o Quinteto Cantareira se apresenta nesta quinta-feira, dia 6 de outubro às 15h30 no Catavento Cultural. O grupo é formado por Hamzem, Mauro Stahl Junior, Orlando José Steil, Arthur da Silva Rita e José Renato Alexandre Siqueira.

 

Inicialmente dirigido pelo tubista Marcos dos Anjos Jr. o Quinteto é atualmente coordenado por Samuel Hamzem, trompista que venceu o Concurso Nacional para 1ª trompa da Amazonas Filarmônica e, atualmente, ocupa o posto de 2ª trompa na Osesp. Natural de Belo Horizonte, onde iniciou os estudos de trompa com o professor Sérgio Gome, ele ocupou o posto de primeira trompa na Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás, em Goiânia, e nas orquestras Filarmônica de Brasília e da Universidade de Brasília, onde cursou bacharelado em trompa sob orientação de Bohumil Med.

Aperfeiçoou-se com bolsa de estudos da Fundação Vitae, sob orientação de Luiz Garcia. Integrou o quinteto de metais Brazilian Brass, indicado para o prêmio OK de Cultura, com o qual realizou diversas turnês pelo Brasil. Participou dos principais festivais do país e de inúmeros grupos camerísticos. Como solista, apresentou-se junto à Osesp, à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e à Orquestra Filarmônica de Brasília. Foi professor do Curso Internacional de Verão de Brasília em 2004, do Festival de Inverno de Campos dos Goytacazes em 2004 e 2005, do Festival Música das Esferas em Bragança Paulista em 2007, da 5ª Semana da Música de Ouro Branco em 2008, do Festival Internacional de Inverno em Vale Vêneto em 2008, do Festival de Metais em Isla Verde-Argentina em fevereiro de 2009 e do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, em Vitória em julho de 2009. Em julho de 2002, atuou como trompista principal da Orquestra do Pacific Music Festival, no Japão.