Secretaria da Cultura confirma Festival de Campos do Jordão com Osesp e direção de Marin Alsop e Celso Antunes

por Redação CONCERTO 08/02/2012

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo confirmou que o Festival de Inverno de Campos do Jordão sai da administração da Santa Marcelina Cultura e passa, já a partir da edição 2012, a ser gerido pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Segundo Ana Flávia Souza Leite, coordenadora da Unidade de Formação Cultural da Secretaria, “esta é uma das medidas do Sistema Paulista de Música, com o intuito de aproximar ainda mais a já consagrada Osesp da formação dos músicos brasileiros”. Neste sentido, Marin Alsop, nova regente titular da Osesp, cuja atuação na educação é mundialmente reconhecida, passa a dividir a direção do Festival com seu assistente na Osesp, o maestro Celso Antunes, fortemente ligado à música vocal.

“Haverá a valorização da música coral e prometemos um diferencial na regência este ano, em um festival que volta a ter quatro semanas de muita atividade artística e principalmente educacional, com importantes parcerias internacionais”, comenta Ana Flávia.

O Festival de Campos do Jordão, criado por Eleazar de Carvalho em 1970, passou por glórias e por muitos altos e baixos até sofrer uma grande transformação positiva a partir de 2004, nos anos sob a direção do maestro Roberto Minczuk, seguindo em 2009 para a gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, que administra também a Emesp Tom Jobim.