Sinfônica de Brasília abre temporada com 3ª de Mahler

por Redação CONCERTO 16/03/2009

Brasília – A Orquestra Sinfônica de Brasília abre amanhã, terça-feira dia 17, a sua temporada 2009. Será a terceira temporada da orquestra sob a direção do maestro norte-americano Ira Levin, que desde 2007 é o diretor artístico e maestro titular do conjunto. O programa traz a Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler, com a participação da mezzo-soprano Denise de Freitas. O programa será reapresentado quarta-feira, sempre na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

A temporada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro terá mais de 30 programas, que enfatizarão o Ano da França no Brasil. Para tal, o maestro Ira Levin selecionou 27 obras de compositores franceses, como Debussy (Petite suite), Ravel (Ma mère l’oye), Eric Satie (Parade), Darius Milhaud (La creation du monde), Dukas (O aprendiz de feiticeiro) e Berlioz (Romeu e Julieta).

Também serão lembradas as efemérides do ano. De Villa-Lobos serão interpretados os Choros nºs 2, 3, 4, 7 e 9, entre outras obras. Cláudio Santoro, que em 2009 completa 20 anos de morte e 90 de nascimento, terá suas peças Brasiliana, Concerto grosso (com a participação do Quarteto de Brasília), Sinfonia nº 9 e Ponteio apresentadas pela orquestra do teatro que leva seu nome. Diversas outras obras ainda lembrarão os aniversários de Haydn, Händel, Mendelssohn e Boshuslav Martinu.

Muitos regentes brasileiros ou que atuam no Brasil passarão pelo pódio da Sinfônica de Brasília: Gil Jardim, Lutero Rodrigues (que rege em maio um programa só com obras dos brasileiros Carlos Gomes, José Siqueira, Cláudio Santoro, Guerra-Peixe e Camargo Guarnieri), Emílio de César Abel Rocha, Fabio Mechetti, Roberto Tibiriçá e os violinistas Martin Tuksa e Erich Lenhinger, que acumularão as funções de regente e solista. Também comandarão a orquestra como convidados Michael Willens, Peter Feranec e a maestrina cubana Elena Herrera. Entre os solistas que colaborarão com a orquestra nesta temporada estão os violinistas Alessandro Borgomanero, Daniel Guedes e Shlomo Mintz, a mezzo soprano Luciana Bueno, o violonista Fabio Zanon (que em junho sola no Concerto para violão de Francisco Mignone) e os pianistas Lígia Moreno, Ricardo Castro, Clélia Iruzun, Max Barros e Ana Claudia Brito, entre outros nomes.

Clique aqui para ver a temporada completa da Sinfônica de Brasília.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
e Coros Feminino e Infantil
Regente: Ira Levin
Solista: Denise de Freitas
Programa: Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler
17 e 18 de março de 2009, 20 horas
Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Villa-Lobos (Brasília)
Informações tel.: (61) 3225-6153