Sinfônica Heliópolis se apresenta na Sala São Paulo com aberturas de Rossini; Orquestra Juvenil Heliópolis toca Beethoven no Masp

por Redação CONCERTO 19/08/2016

A Orquestra Sinfônica Heliópolis realiza neste fim de semana mais um concerto da sua série de apresentações na Sala São Paulo. Quem comanda o grupo, no sábado, é o maestro Isaac Karabtchevsky, em um programa dedicado ao compositor Gioacchino Rossini. Grande nome da ópera italiana no início do século XIX, Rossini escreveu mais de 30 óperas – e a imaginação e a verve presentes em suas aberturas fizeram delas celebradas peças de concerto, utilizadas também em filmes, programas de televisão e desenhos animados. E são justamente quatro delas que a orquestra interpreta no dia 20: as aberturas de Guilherme Tell, La gazza ladra, O barbeiro de Sevilha e La scala di seta.

 

Outros dois grupos do Instituto Baccarelli também se apresentam no fim de semana, no Auditório do Masp. Será no domingo: pela manhã, Edilson Venturelli comanda um programa dedicado a Beethoven com a Orquestra Juvenil Heliópolis, interpretando o Concerto para piano e orquestra nº 5 (com solos de Rogério Zaghi) e a Sinfonia nº 6 – Pastoral. À tarde, quem sobe ao palco é o Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli, com peças de Copland, Strauss, Sibelius e Carlos Gomes, entre outros.

[Veja mais no Roteiro Musical]