Sociedade de Cultura Artística inicia temporada nesta terça-feira

por Redação CONCERTO 11/04/2010

O ano começou cedo para a Sociedade de Cultura Artística. Com o Teatro da rua Nestor Pestana em início de obras (após o incêndio que destruiu o edifício em 2008), a Sociedade trabalha para angariar fundos para a reconstrução e, ao mesmo tempo, prepara-se para iniciar mais uma temporada musical, com grandes convidados internacionais.

 

Na terça-feira dia 13 e quarta dia 14, a Sociedade faz a abertura da Temporada 2010 com o pianista Dezsö Ránki – que substituiu o violinista Vadim Repin – que apresenta Haydn, Schumann e Liszt.

Formado pelo Conservatório de Budapeste, Ránki chamou a atenção da comunidade musical aos 20 anos, quando venceu a International Schumman Competition, na Alemanha. Seguiram-se convites para recitais na Europa, antiga União Soviética, Estados Unidos e Japão; e participações em festivais como Lucerne, Paris, Praga e Helsinque, dentre outros.

A carreira de concertista progrediu na mesma proporção, em apresentações com orquestras como a Nacional de Paris, Tóquio NHK, Concertgebouw e das Filarmônicas de Londres e Berlim, sob regência de maestros como Zubin Mehta, Sandor Veg, Lorin Maazel, Georg Solti e Václav Neumann.

Ao longo de quase quatro décadas de registros fonográficos, recebeu o Grand Prix du Disque, o Liszt Prize, o Bartók-Pazstory Award e o Bartók Memorial Award. 

Ao lado de Edit Klukon, Ránki apresenta-se regularmente em concertos voltados para o repertório pianístico a quatro mãos.

Desde os 22 anos é professor da Ferenc Liszt Academy.

[Assista ao vídeo de Dezsö Ránki.]

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]