Soprano Anna Caterina Antonacci canta pela Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 19/07/2010

Nos dias 20 e 22 de julho, terça e quinta, a soprano italiana Anna Caterina Antonacci se apresenta pela temporada 2010 da Sociedade de Cultura Artística. Nascida em Ferrara, Antonacci emergiu no cenário internacional em 1980 e logo foi notada pela crítica pela qualidade de seu timbre vocal e de sua performance. O talento da soprano pôde ser visto nos principais palcos da Europa e dos Estados Unidos, com destaque para duas de suas interpretações mais importantes: as óperas Carmen, de Bizet, e Ermione, de Rossini.

Sua abrangência vocal, premiada em competições internacionais como a Maria Callas e a Luciano Pavarotti, permite que ela transite em papéis para soprano e mezzo soprano em várias obras dos séculos XVII e XVIII, sobretudo as de Monteverdi, Mozart e Händel.

Ao lado do pianista Donald Sulzen, Antonacci apresenta em São Paulo um repertório variado – o mesmo para os dois concertos – e que se centra na virada do século XIX para o XX e nas primeiras décadas deste último.

Intitulado “Ecos da belle époque” o recital traz canções francesas de Gabriel Fauré, Reynaldo Hahn e Alfred Bachelet na primeira parte. Após o intervalo, Anna Caterina Antonacci volta-se para os compositores de sua pátria, cancionistas italianos como Paolo Tosti e Pietro Cimara, além de mostrar ao público uma canção de Arturo Toscanini (Nevrosi) e Tre canti all’antica de Ottorino Respighi.

[Assista ao vídeo de Anna Caterina Antonacci]

[Veja detalhes no Roteiro Musical]