Soprano Sumi Jo é atração pela Tucca

por Redação CONCERTO 13/09/2009

A Tucca traz a São Paulo, para uma única apresentação no dia 14 de setembro, a excelente soprano lírico-coloratura Sumi Jo. Nascida na Coreia do Sul, Sumi Jo iniciou-se na música com sua mãe, pianista e cantora amadora. Começou a ter aulas de piano aos 4 anos e de canto aos 6. Durante a infância, Jo costumava ficar oito horas por dia estudando música.

Em 1983, ela deixou seu país para aprimorar-se na Accademia di Santa Cecilia, Itália, onde foi aluna de Carlo Bergonzi e Giannella Borelli. Nesta época apresentou-se com frequência por cidades italianas, e é a partir dessa experiência que decide adotar o nome “Sumi”, de mais fácil pronúncia para os ocidentais, ao invés do original “Soo Kyung”. Sumi Jo graduou-se em 1985 em piano e canto, e seguiu seus estudos com Elisabeth Schwarzkopf. Venceu uma série de competições internacionais e, em 1986, conquistou por unanimidade o primeiro prêmio do Concurso Internacional Carlo Alberto Cappelli, em Verona. Um dos mais importantes concursos do mundo, ele é aberto apenas para cantores vencedores de primeiros prêmios de outras grandes competições. É também em 1986 que Jo dá início a uma carreira operística que, em pouco tempo, a levaria aos maiores palcos do mundo.

Hoje a artista é presença regular nas grandes montagens líricas internacionais e uma das mais importantes vozes de sua geração. Sumi Jo tem mais de 50 gravações, das quais participam artistas do calibre dos maestros Georg Solti e Herbert von Karajan.

Para este recital ela vem acompanhada pelo pianista inglês Gary Mattewman e interpreta árias famosas do repertório do bel canto, do qual é grande especialista.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]