Suítes de Bach e grupos de bolsistas são destaques no Festival de Inverno de Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 15/07/2016

O Festival de Inverno de Campos do Jordão entra em sua terceira semana com uma programação diversificada, com destaque tanto para concertos sinfônicos como para recitais. Amanhã, sábado, a Camerata do Festival se apresenta sob regência do maestro Neil Thomson e com solos de Eduardo Monteiro no Concerto de Grieg, na Sala São Paulo. Já em Campos, a atração é, no Auditório Claudio Santoro, a Orquestra do Festival que, sob regência de Giancarlo Guerrero, interpreta a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky (o concerto é repetido, domingo, na Sala São Paulo).

 

“Acho que este ano conseguimos um equilíbrio maior entre o trabalho orquestral, as aulas e a música de câmara que os bolsistas organizaram espontaneamente. Estamos com a sensação de que todos têm o dia cheio de atividades, mas sem tanto stress. A Orquestra do Festival melhora ano a ano, isso é muito positivo. Arvo Volmer fez a orquestra soar, na primeira semana, como se já tocassem juntos há meses. Giancarlo Guerrero pôde, assim, começar seu trabalho de um patamar bem alto”, afirma Fábio Zanon, coordenador artístico e pedagógico.

A programação segue, neste domingo, no Auditório Claudio Santoro, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. O grupo toca uma seleção de obras brasileiras, de autores como Olivier Toni, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, sob regência de Claudio Cruz. O mesmo programa será apresentado na segunda-feira, na Sala São Paulo.

No dia 20, dois recitais: na Igreja Santa Terezinha, em Campos, apresenta-se o duo formado pela pianista Débora Hálasz e o violonista Franz Hálasz (no dia 21, eles sobem ao palco da Sala São Paulo); e, na Sala São Paulo, o pianista Nahin Marum faz recital dedicado à obra do compositor brasileiro Henrique Oswald, tema de seu novo CD.

No dia 21, uma das principais atrações da edição deste ano: o recital em que o violoncelista Pieter Wispelwey interpreta as seis suítes para violoncelo solo de Bach, na Sala São Paulo. Já em Campos a atração é a Sinfônica da USP com solos do pianista Leonardo Hilsdorf no Concerto nº 2 para piano e orquestra de Beethoven.

[Veja mais no Roteiro Musical]