Teatro Municipal de São Paulo comemora 100 anos com "Rigoletto"

por Redação CONCERTO 09/09/2011

No dia 12 de setembro de 1911 acontecia a inauguração do Teatro Municipal de São Paulo, palco de inúmeros acontecimentos marcantes da história da cultura paulista; como a Semana de Arte Moderna de 1922 e as temporadas de ópera em meados do século passado, com Maria Callas e Renata Tebaldi.

 

Para celebrar a data dos 100 anos do Teatro Municipal será encenada a ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, entre os dias 14 e 18 de setembro (haverá uma apresentação fechada no dia 12 para autoridades e convidados).

Sob a regência de Abel Rocha, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico se apresentam com os solistas, que se revezam em dois elencos, Bruno Capronis e Rodolffo Giugliani (Rigoletto), Leonardo Capalbo e Marcos Paulo (Duque de Mântua), Alexandra Lubchansky e Lina Mendes (Gilda) e Luiza Francesconi e Edinéia de Oliveira (Maddalena). A montagem conta ainda com as participações especiais de Stephen Bronk, Davi Marcondes, Eduardo Trindade, Luiz Molz, Savio Sperandio, Cláudio Guimarães, Magda Painno, Daniel Lee e Gilmar Aires. A ópera tem direção cênica de Felipe Hirsch e cenografia de Daniela Thomas.

Antes da estreia da ópera, no próximo domingo, dia 11, a TV Cultura transmite um especial sobre os 100 anos do Teatro Municipal. Saiba mais.

[Veja detalhes das récitas no Roteiro Musical]