Tenor Andrea Bocelli faz única apresentação no Brasil

por Redação CONCERTO 04/11/2011

O tenor italiano Andrea Bocelli se apresenta no Brasil neste domingo, dia 6 de novembro, às 19 horas na Praça da Estação, na cidade mineira de Belo Horizonte. O evento conta com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral de Crianças do Programa Árvore da Vida, regidos pelo maestro norte-americano Eugene Kohn. A cantora convidada é a sertaneja Sandy.

 

Bocelli nasceu em 1958 e foi criado em Lajatico, uma comunidade rural na província de Pisa. Iniciou os estudos de piano aos seis anos e aos 11 ganhou a competição de canto Margherita d’Oro em Viareggio, cantando O sole mio. Participou de master class com Franco Corelli em Turim e logo depois estreou em Macbeth, de Verdi (no papel de Macduff). No Natal seguinte foi convidado a cantar na Sala Nervi do Vaticano perante o Papa. Entretanto, após o sucesso com a música Con te Partirò, ao lado da cantora Sarah Brightman, ganhou projeção internacional e passou a frequentar também shows e mega-eventos. Se apresentou ainda com o Zubin Mehta em Tel Aviv e gravou com Lorin Maazel canções de Tosti, Liszt, Denza e Gastaldon, ganhando Grammy nas categorias de Álbum do Ano e Álbum Cássico Mais Vendido do Ano.

Gravou La Bohème, I Pagliaci, Cavalleria Rusticana e cantou em Andrea Chénier, Carmen e outras montagens. Com 24 álbuns gravados e 70 milhões de cópias vendidas, recentemente se apresentou com a Filarmônica de Nova York no Central Park, para um público de 60.000 pessoas. Em Belo Horizonte, o evento que espera lotar a praça mineira é uma realização do Grupo Dançar e celebra os 35 anos no Brasil da empresa automobilística italiana Fiat.