Theatro Municipal de São Paulo anuncia Leonardo Martinelli como novo diretor de formação

por Redação CONCERTO 15/04/2014

O professor, compositor e jornalista Leonardo Martinelli, assistente editorial da Revista CONCERTO e colunista do Site CONCERTO, é o novo diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. A decisão foi aprovada pelo Conselho da Fundação em reunião do último sábado, dia 12 de abril. A mesma reunião aprovou, também por unanimidade, as indicações de Carlos Moreno como regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, de Martinho Lutero Galati como diretor artístico do Coral Paulistano Mário de Andrade e de Bruno Greco Facio como regente titular do Coro Lírico Municipal de São Paulo.

 

Leonardo Martinelli assume com a responsabilidade de coordenar e integrar os diversos corpos de seu departamento, entre os quais estão a Escola Municipal de Música, a Orquestra Jovem, a Escola de Dança, o Coral Paulistano e a Orquestra Experimental de Repertório.

 

Desde que foi transformado em uma fundação de direito público, em 2012, o Theatro Municipal de São Paulo passa por importante modernização em seu funcionamento e modelo de gestão. Além disso, o antigo prédio da Praça Ramos de Azevedo ganhou um amplo anexo, a Praça das Artes, que hoje serve de sede aos corpos estáveis e às escolas municipais de música e dança.

As recentes transformações do Theatro Municipal se devem ao decisivo apoio da prefeitura e de sua Secretaria de Cultura, bem como à liderança do diretor artístico maestro John Neschling e do diretor executivo José Luiz Herencia.

Leonardo Martinelli, que deixará suas funções na Revista CONCERTO, afirmou: “É com fé e seriedade que encaro este desafio, quero dar a minha contribuição a um ciclo virtuoso da vida musical de nossa cidade”.

 


 

Leia abaixo a nota oficial da Fundação Theatro Municipal de São Paulo:

Conselho da Fundação Theatro Municipal aprova por unanimidade o novo diretor de formação e os maestros da OER, Coral Paulistano e Coro Lírico

O Conselho Deliberativo da Fundação Theatro Municipal de São Paulo se reuniu no último sábado (12/04) e os conselheiros presentes aprovaram por unanimidade o nome do compositor e jornalista Leonardo Martinelli como novo Diretor de Formação da Fundação TMSP, assim como do maestro Carlos Moreno como Regente Titular da Orquestra Experimental de Repertório, do maestro Martinho Lutero Galati como Diretor Artístico do Coral Paulistano Mário de Andrade e do maestro Bruno Greco Facio como Regente Titular do Coro Lírico Municipal de São Paulo.

Segundo o presidente do Conselho, Secretário Juca Ferreira, “a política de descentralização e integração dos grupos artísticos do Theatro Municipal se transforma em realidade de maneira célere, e já ouço pela Cidade os comentários positivos sobre os resultados deste trabalho. O Municipal está criando uma nova relação com a Cidade; e os cidadãos um sentimento de pertencimento e envolvimento com o Theatro”.

Na reunião, os maestros apresentaram as programações e planos para os respectivos grupos, e o diretor Leonardo Martinelli, que há sete anos já atuava como professor da Escola Municipal de Música, expôs a intenção em rever os programas pedagógicos e promover a integração, para que as escolas de Música e de Dança voltem a realizar um trabalho referencial para o ensino em nosso país.

Fundação Theatro Municipal de São Paulo

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.