Theatro Municipal de São Paulo tem programa duplo com “Cavalleria rusticana” e “Pagliacci”

por Redação CONCERTO 17/10/2014

O Theatro Municipal de São Paulo abre no dia 18 de outubro a temporada de uma famosa dobradinha lírica com dois clássicos do verismo: Cavalleria rusticana, de Pietro Mascagni, e Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo. Estreadas com dois anos de diferença – 1890 e 1892, respectivamente –, as peças logo começaram a subir juntas ao palco: a primeira montagem dupla realizada pelo Metropolitan de Nova York foi em 1893. Desde então, os dois títulos, pela proximidade temática (triângulos amorosos) e pela curta duração, foram consagrados como um programa duplo.

No Municipal, as óperas terão regência do maestro norte-americano Ira Levin, atual principal regente convidado do Teatro Colón, de Buenos Aires – título que equivale ao cargo de diretor artístico da casa. A montagem da Cavalleria, assinada por Pier Francesco Maestrini, vai ao palco do Municipal pela segunda vez – a produção foi estreada em outubro de 2013, na ocasião pareada com Jupyra, de Antonio Francisco Braga; e quem assume a direção cênica da remontagem é Julianna Santos.

Já a peça de Leoncavallo é dirigida por William Pereira. A cenografia de ambas é de Juan Guillermo Nova – oportunidade para público rever seu elogiado cenário na Cavalleria.

O espetáculo tem oito récitas – além do dia 18, há apresentações nos dias 19, 21, 23, 25, 26, 28 e 29.

Como de costume, o teatro conta com dois elencos para cada título. Na Cavalleria, quem canta é Tuija Knihtlä, Elena lo Forte, Giancarlo Monsalve, Marcello Vanucci, Luciana Bueno, Mere Oliveira e Lidia Schäffer; já em Pagliacci, apresentam-se Walter Fraccaro, Richard Bauer, Inva Mula, Marina Considera, Daniele Zanfardino, Saverio Fiore, Davide Luciano e Norbert Steidl. Os cantores Angelo Veccia e Luca Grassi são os únicos a atuarem nas duas produções.

Ouvinte Crítico
As produções terão votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada no sábado, dia 18 de outubro.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.