Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 103 anos com programação gratuita

por Redação CONCERTO 12/07/2012

No próximo sábado, dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai oferecer ao público carioca uma programação gratuita para celebrar os 103 anos de existência. A festa começa às 10h, com um concerto nas escadarias do foyer de entrada com Os Pequenos Mozart, grupo formado por crianças de 3 a 14 anos, sob direção artística de Suray Soren. Em seguida, às 11h, os alunos do Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini apresentam o espetáculo Primavera nº 1. A obra tem música de Puccini e Beethoven, coreografia de Eric Frederic, direção e concepção de Carla Camurati e coordenação musical do maestro Sílvio Viegas.

Depois, os alunos de diversos segmentos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e da Cia Jovem de Ballet tomam conta do palco para interpretar um programa com diversas coreografias. Com apresentação marcada para 15h, o Ballet do Theatro Municipal traz à cena uma Gala com o que de melhor a Companhia apresentou ao longo das últimas temporadas.

Para encerrar a comemoração, às 20h30, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal apresentam a ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, com direção cênica de Píer Francesco Maestrini, regência do maestro Osvaldo Ferreira e, nos papeis principais, o barítono italiano Roberto Frontali (Rigoletto), a soprano albanesa Artemisa Repa (Gilda), o tenor carioca Fernando Portari (Duque), além de Savio Sperandio, Adriana Clis e Manuel Alvarez, entre outros.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]