Theatro São Pedro abre temporada lírica com “Dom Quixote”, de Massenet

por Redação CONCERTO 01/03/2016

Dom Quixote, de Jules Massenet, abre a temporada lírica do Theatro São Pedro de São Paulo. Serão seis récitas, nos dias 2, 4, 6, 9, 11 e 13 de março, com direção musical do diretor artístico da casa, o maestro Luiz Fernando Malheiro – na récita do dia 9, Malheiro dá lugar ao jovem regente Pedro Messias. A direção cênica é de Jorge Takla.

 

A escolha da ópera de Massenet segue a linha da atual gestão do São Pedro, que privilegia títulos poucos conhecidos do grande público. Confira na seção Mídia o comentário de Luiz Fernando Malheiro sobre a obra.

Em seu Dom Quixote, Massenet não se baseou diretamente na famosa história de Miguel de Cervantes, mas partiu da peça Le chevalier de la longue figure, de Jacques le Lorrain. Estreada em 1904, a ópera toma algumas liberdades em relação à obra original, transformando a jovem Dulcineia de uma simples campesina em uma atraente e sofisticada jovem, que provoca os desejos do velho cavaleiro.

Nos papeis principais, a montagem traz o barítono norte-americano Gregory Reinhart, que volta ao país após atuar nas montagens de A valquíria (2011) e O crepúsculo dos deuses (2012), de Wagner, no Theatro Municipal, com regência do próprio Malheiro; e Luiza Francesconi, uma das principais vozes nacionais, retornando ao palco do Theatro São Pedro após um elogiado Cherubino em As bodas de Fígaro (2014), e um programa de música de Berlioz (2015), igualmente sob a batuta de Malheiro.

Completam o elenco Eduardo Amir como Sancho Pança, Roseane Soares como Pedro, Cecília Massa como Garcías, Anibal Mancini como Rodriguez, André Rabello como Juan, e Alexis Radoux, Daniel Klepacz e Rodrigo Veloso como os bandidos.

O Theatro São Pedro realiza a montagem de Dom Quixote em parceria com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Depois da temporada em São Paulo, o espetáculo segue para o palco carioca, onde é apresentado entre os dias 13 e 22 de abril.

Ouvinte Crítico
A montagem terá votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada na quarta-feira, dia 2 de março.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.