Theatro São Pedro faz estreia brasileira de “O Barbeiro de Sevilha” de Paisiello [concorra a ingressos]

por Redação CONCERTO 14/09/2012

A história muita gente conhece, já a música é uma novidade para o público brasileiro. Nos dias 21, 23, 25, 27, 29 e 30 de setembro o Theatro São Pedro realiza a primeira apresentação no Brasil da ópera O Barbeiro de Sevilha de Giovanni Paisiello. Escrita 34 anos antes da ópera homônima de Rossini, o Barbeiro de Paisiello fez grande sucesso em sua época e inspirou o conterrâneo em muitas passagens.

Para dirigir a estreia brasileira foram convidados dois italianos, Enzo Dara, que após uma brilhante carreira como cantor tem desenvolvido trabalho como diretor de cena; e o maestro Sergio Monterisi, que assina a direção musical e regência.

No elenco estão o barítono brasileiro Manuel Alvarez (Fígaro), a soprano albanesa Artemisa Repa (Rosina), o tenor brasileiro Luciano Botelho (Conde Almaviva), o baixo-barítono italiano Alessio Potestio (Bartolo) e o baixo brasileiro Carlos Eduardo Marcos (Basilio). No dia 30, a montagem abre espaço para os jovens cantores doppioni, que realizam uma récita a preço popular.

No dia 22, após a estreia, o Theatro São Pedro promove um encontro do público com Enzo Dara e Sergio Monterisi, com mediação do professor Sergio Casoy, para falar da ópera de Paisiello e da relação com o Barbeiro de Rossini - o encontro acontece às 17h e tem entrada franca.

Autor de mais de 80 óperas, Paisiello nasceu em Tarento, na Itália, em 1740, e aos 36 anos foi para a Rússia a convite da czarina Catherine II para ser mestre de capella em São Petersburgo – onde em 1782 estreou O Barbeiro de Sevilha, mais tarde revisto e levado para a Itália. Paisiello passou ainda por Paris, a convite de Napoleão, por Viena e retornou à Itália, para trabalhar em Nápoles. Ele foi muito popular em seu tempo, sendo considerado um dos mais famosos compositores de ópera do período clássico.

Concorra a ingressos
Para concorrer a pares de ingressos para a récita do dia 23, domingo, às 17h, envie um e-mail para concerto@concerto.com.br com seu nome, telefone e o título “Barbeiro de Paisiello”, até quinta-feira, dia 20, às 16h.
Os ganhadores terão os nomes divulgados aqui no Site CONCERTO às 18h do próprio dia 20.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]