Thibaudet sola com Orchestre de La Suisse Romande na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 04/05/2009

A renomada Orchestre de La Suisse Romande apresenta-se em São Paulo, com promoção da Sociedade de Cultura Artística, nos próximos dias 4 e 5 de maio (segunda e terça-feira). Sob regência de seu diretor artístico, o polonês Marek Janowski, o grupo será acompanhado por um dos pianistas mais celebrados da atualidade, o francês Jean-Yves Thibaudet.

A Suisse Romande foi fundada em 1918 pelo consagrado músico e regente suíço Ernest Ansermet, que a conduziu por mais de 40 anos. Ao longo deste período, obteve reconhecimento em toda Europa e Estados Unidos, graças às interpretações da música contemporânea da época, incluindo estreias de Stravinsky, Prokofiev e De Falla. Também desempenhou um papel fundamental na descoberta e divulgação de compositores como Britten, Debussy, Milhaud e Honegger, entre outros. Hoje, composta por 112 músicos, a orquestra realiza séries de concertos em Genebra e Lausanne, além do concerto beneficente anual das Nações Unidas e óperas no Grand Théâtre de Genève. Nomes como o maestro Charles Dutoit, a pianista Martha Argerich e a clarinetista Sabine Meyer estão entre os convidados de sua atual temporada.

O pianista Jean-Yves Thibaudet formou-se pelo Conservatório de Paris. Convidado frequente das principais salas de concerto do mundo, já se apresentou com orquestras como a Sinfônica de Chicago, Filarmônica de Los Angeles ou Orquestra Nacional da França. Thibaudet tem mais de 40 gravações lançadas pelo selo Decca.

Serão dois programas distintos. No dia 4, a récita inclui ...O céu, até agora tão límpido, de repente se altera terrivelmente..., do suíço Michael Jarrell, além de três obras de Ravel: Concerto em Sol, Valses nobles et sentimentales e La valse. Já no dia 5, formam o programa o Concerto para piano nº 2, de Liszt, e a Sinfonia nº 6, de Bruckner.

Serviço:
Orchestre de La Suisse Romande
Regência: Marek Janowsky
Solista: Jean-Yves Thibaudet
Sala São Paulo, dias 4 e 5 de maio, 21 horas

Confira mais detalhes no Roteiro Musical.