Tortelier volta à Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 12/03/2009

O segundo programa da temporada da Osesp na Sala São Paulo, de hoje a sábado, também será regido pelo novo regente principal do grupo, Yan Pascal Tortelier. O repertório terá a suíte Masquerade, de Aram Khachaturian, e o Concerto para fagote, de Rossini, que embora quase exclusivamente conhecido como compositor de ópera também deixou produção instrumental de câmara e sinfônica. O solista será Patrick De Ritis.

De Ritis iniciou os estudos musicais pelo piano aos oito anos de idade. Com 14 passou para o fagote, diplomando-se pelo Conservatório de Santa Cecilia em Roma e aperfeiçoando-se no Mozarteum de Salzburg. Muito jovem atuava já como primeiro fagote. Com intensa atuação camerística, De Ritis é o fundador do Ensemble de Sopros d’Annunzio.

A segunda parte do programa ainda terá a Sinfonia nº 1 de Sibelius, que substitui a obra de Carl Nielsen originalmente programada.

Semana que vem, dias 19, 20 e 21, Tortelier encerra sua primeira visita a São Paulo desde que foi nomeado regente principal. O programa terá obras de Mozart e Ravel e contará com a participação de exímia soprano alemã Juliane Banse.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Regente: Yan Pascal Tortelier
Solista: Patrick De Ritis, fagote
Sala São Paulo
Dias 12 e 13 de março, 21 horas
Dia 14 de março, 16h30
Tel. (11) 3223-3966