TV Cultura apresenta final do Prelúdio e tem Antonio Meneses no programa Ensaio

por Redação CONCERTO 10/12/2010

Neste final de semana a TV Cultura transmite dois excelentes programas de música clássica. No domingo, dia 12, às 16h00 será apresentada a prova final da 6ª temporada do Prelúdio (a gravação acontece às 11h00 na Sala São Paulo, mas os ingressos estão esgotados). Os calouros Lucas Thomazinho, Paula Pires, Andréia Souza e Silvia Molan interpretam, acompanhados do maestro Júlio Medaglia e da Filarmônica Vera Cruz, as peças que definirão o grande vencedor desta edição do único programa de calouros de música clássica da TV brasileira.

Thomazinho, o mais novo, com 15 anos. Ele toca ao piano o 1º movimento do Concerto nº 3 de Beethoven. Ele é bolsista da Fundação Magda Tagliaferro, onde tem aulas desde os oito anos.

A clarinetista Paula Pires, de 22 anos, apresenta o 3º movimento do Concerto em Lá maior de Mozart. A mineira de Belo Horizonte é formada pelo Palácio das Artes e pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atualmente, gradua-se em clarinete na Universidade Estadual Paulista – Unesp.

A cantora Andréia Souza, 30 anos, apresenta a ária O ma lyre Immortelle, da ópera Sapho, do francês Charles Gounod. Os primeiros instrumentos que entraram na sua vida foram o piano e a flauta transversal. Aos 18 anos começou a estudar canto erudito. Em 2008, em Campos do Jordão, cantou como solista a ópera Carmen, de Bizet.

Aos 21 anos, Silvia Molan interpreta o Concerto para Piano nº 1 op. 11 de Chopin. Natural de Jaú, Silvia começou a estudar piano aos oito anos. Hoje, é aluna de graduação em música na Universidade de São Paulo – USP.

O vencedor do Prelúdio ganha uma bolsa de estudos na Alemanha patrocinada pelo Instituto Goethe e uma assinatura da Revista CONCERTO. É convidado também para ser solista de um concerto especial produzido pela TV Cultura.

Idealizado pelo maestro Júlio Medaglia e apresentado pela jornalista Estela Ribeiro, o programa está no ar, pela TV Cultura, desde 2005. De lá pra cá, revelou jovens talentos, tanto instrumentistas como cantores e até regentes, impulsionando suas carreiras.

Antonio Meneses no "Ensaio"

No mesmo dia, às 23h00 vai ao ar outro programa da TV Cultura, o tradicional Ensaio, do diretor Fernando Faro, com o violoncelista Antonio Meneses como convidado. Durante o programa, Meneses, que atualmente mora na Suíça, conta que conquistar a cidadania daquele país o deixou muito feliz, pois depois de muitos anos vivendo fora deixaria de ser "estrangeiro". Contudo, o músico não perdeu sua cidadania brasileira. Ele ainda lembra situações divertidas que passa ao transportar o seu instrumento, que sempre viaja ao seu lado no avião, como se fosse um passageiro.

No repertório do programa, músicas como Sarabanda (J. S. Bach), Sinfonia concertante (Prokofiev), Dom Quixote (Richard Strauss), O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos), Aboio (Clóvis Pereira) e Bourreess (J. S. Bach).