TV Cultura tem concerto da Osesp e documentário sobre Edgard Varèse

por Redação CONCERTO 23/03/2012

No programa Clássicos de sábado, dia 24 de março, às 16h, a TV Cultura leva ao ar a abertura da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, concerto que marcou a estreia de Marin Alsop como regente titular da Osesp.

 

Na gravação realizada na Sala São Paulo, a Osesp e Alsop interpretam a Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Clarisse Assad, o Concerto nº 22 para piano KV 482 de Mozart e a Sinfonia nº 5 em ré menor op. 47, de Shostakovich. O solista do concerto para piano é o francês David Fray.

No domingo, no mesmo horário, o programa Clássicos mostra um documentário sobre a vida e obra de Edgard Varèse, um dos mais ousados compositores do século XX. Varèse nasceu na Franca, mas imigrou para os Estados Unidos em 1915, naturalizando-se norte-americano. Suas primeiras obras tiveram influência de Stravinsky e Debussy, mas ele logo começou a explorar novos universos sonoros, com acordes ferozmente dissonantes, polifonias ritmicamente complexas e formas em evolução contínua. Ele foi o precursor da música eletrônica, que só seria possível com o desenvolvimento tecnológico algumas décadas depois.

Uma de suas obras principais é a Ionization, que foi escrita para um conjunto de percussão solista e feita a partir da expansão e variação de células rítmicas; algo parecido ao processo de ionização de átomos e moléculas. Ele inspirou-se em teorias recentes da física de sua época em mais de uma ocasião.

Riccardo Chailly, regente e grande admirador da obra de Varèse, é um dentre vários especialistas a comentar a vasta obra do compositor ao longo do documentário.