TV Cultura tem Dudamel neste final de semana

por Redação CONCERTO 15/12/2011

Neste sábado, dia 17 de dezembro, a TV Cultura exibe às 16h o concerto da Orquestra Filarmônica de Los Angeles sob a regência do jovem maestro venezuelano Gustavo Dudamel e tendo como solista o tenor peruano Juan Diego Flores.

 

A Orquestra Filarmônica de Los Angeles é um dos mais importantes grupos sinfônicos dos Estados Unidos e foi fundada em 1919. Pela orquestra, já passaram regentes como Otto Klemperer, Zubin Mehta e Carlo Maria Giulini. Desde 2009, Gustavo Dudamel é o diretor musical da orquestra. Revelado pelo projeto de educação musical venezuelano conhecido com “O Sistema”, Dudamel é um dos maiores fenômenos do mundo da regência dos últimos anos.

Na primeira parte do concerto, a abertura da ópera La gazza ladra e árias de óperas do compositor italiano Gioachino Rossini. A segunda parte é dedicada a obras latino-americanas com composições de Chabuca Granda: La flor de la canela; Augustin Lara: Granada; José Pablo Moncayo: Huapango; Maria Grever: Júrame; Pedro Elías Gutiérrez: Alma llanera; e Arturo Márquez: Danzón nº 2.

No domingo, no mesmo horário, o programa Clássicos apresenta o documentário sobre O canto do rouxinol, poema sinfônico do compositor Igor Stravinsky com oigem na ópera O rouxinol, a primeira escrita por Stravinsky. Trata-se de uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen sobre os poderes mágicos de um Rouxinol na corte imperial da China. Em 1917, a ópera se transformaria no Balé.

A estreia em 1920 aconteceu sob certo ceticismo, mas em 1925 uma nova montagem reuniu quatro talentos das artes que fizeram dele uma verdadeira obra de arte. A Música de Stravinsky juntou-se aos cenários e figurinos de Henry Matisse e à coreografia de George Balanchine.