Universidade de São Paulo promove Festival Comunicantus e apresentações da Ocam e Osusp

por Redação CONCERTO 01/12/2010

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro acontece o Comunicantus, laboratório coral do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, que completa 10 anos em 2011. O Comunicantus é promovido pelos professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Igayara e acontece no Masp com apresentações de 10 coros da cidade de São Paulo, sendo seis deles do próprio laboratório.

 

Diversificado, o repertório desta edição inclui peças de Johannes Brahms, música popular brasileira, música japonesa com instrumentos tradicionais e grandes obras do repertório internacional, como o Glória de Vivaldi e o Réquiem de Fauré. Entre os grupos convidados estão o CoralUSP, que apresenta música espanhola no dia 4, o  Coral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e o Coral da Cultura Inglesa, que encerra o festival com o Magnificat de John Rutter, sob regência de Marcos Júlio Sergl.

A Orquestra Sinfônica da USP faz os últimos concertos de temporada oficial 2010, dia 3 na USP (excertos das peças) e dia 4 na Sala São Paulo. Na ocasião a Osusp interpreta Veredas, de Marisa Resende, a Sinfonia nº 2 de Scriabin e o Concerto para piano op. 54 de Schumann. A regência é da maestrina titular Ligia Amadio e a solista da obra de Schumann será a pianista Linda Bustani.

Nos dias 3 e 5 a Orquestra de Câmara da USP finaliza suas atividades de 2010 com dois concertos, um no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP, dia 3, e outro no no Masp, dia 5.  Sob regência de seu maestro titular Gil Jardim, o grupo interpreta o Concerto para piano op. 54, de Schumann, que terá como solista o ótimo Eduardo Monteiro, e a Sinfonia nº 4 de Beethoven.

[Veja detalhes das apresentações no Roteiro Musical]