Violinista virtuose Hilary Hahn toca na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 15/06/2009

A jovem violinista norte-americana Hilary Hahn – nomeada artista do ano de 2008 pela revista inglesa “Gramophone” – apresenta-se pela temporada da Sociedade de Cultura Artística, dias 16 e 17, na Sala São Paulo, acompanhada pela pianista Valentina Lisitsa. Em suas apresentações executará um repertório altamente exigente com Revê d’enfant e as Sonatas nºs 4 e 6 de Eugene Ysaÿe; as Sonatas nºs 1, 2 e 4 de Charles Ives; uma seleção das Danças húngaras de Johannes Brahms; e as Danças folclóricas romenas, do compositor Béla Bartók.

Indicada pela revista “Time” como a melhor musicista clássica jovem dos Estados Unidos em 2001, Hilary Hahn se dedica ao violino desde os 3 anos de idade. Hoje, aos 28, é uma das mais competentes artistas do circuito internacional e faz participações regularmente com grandes orquestras na Europa, Ásia e América do Norte.

Hilary nasceu em Lexington, Virginia (EUA), e aos 3 anos se mudou para Baltimore, onde começou a tocar violino em um programa de música local. Aos 14 anos gravou um excelente CD com partitas para violino solo de Bach, e aos 19 formou-se no famoso Instituto Curtis, da Filadélfia.

Seu álbum mais recente, lançado pela Deutsche Grammophon em 2008, traz os concertos para violino de Schönberg e Sibelius. Por este trabalho, em que foi acompanhada pelo regente finlandês Esa-Pekka Salonen e a Orquestra da Rádio Sueca, recebeu o Grammy 2009 de Melhor Performance de Solista Instrumental, além de ter sido indicada ao prêmio de Melhor Álbum de Música Clássica.

Após as apresentações, a artista autografará seus CDs na Loja CLÁSSICOS Sala São Paulo.

[Clique aqui para conhecer CDs de Hilary Hahn disponíveis na Loja CLÁSSICOS.]

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]