Violoncelista Ophélie Gaillard é destaque no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 25/09/2012

Nesta quita-feira, dia 27 de setembro, a violoncelista Ophélie Gaillard se apresenta no Espaço Tom Jobim, pela série da Sala Cecília Meirelles (enquanto a Sala permanece em reforma, a temporada não para e acontece em outros espaços da capital fluminense). Ela é acompanhada pelo também francês Ensemble Pulcinella. Juntos, eles apresentam obras de Lully, Rameau, De la Guerre, Barrière, Leclair e Lambert.

 

Especializada no violoncelo barroco, Ophélie Gaillard já se apresentou em importantes salas ao redor do mundo, como o Concertgebouw de Amsterdã; Bozar e Flagey em Bruxelas e nos teatros de Bordeaux, Avignon, Poissy, Aix-en-Provence, Théâtre du Châtelet, em Paris, Oji Hall, Tóquio, Wigmore Hall de Londres, entre outros.

Suas gravações da Sonata para Violoncelo de Vivaldi e o Concerto para Violoncelo de Boccherini, assim como as Suítes completas de Bach para violoncelo foram aclamadas pela crítica internacional e ela já foi agraciada com o Diapason d’Or.

O Ensemble Pulcinella surgiu da reunião de músicos virtuosos e apaixonadas pela prática da música barroca com instrumentos da época.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]