Virtuosi chega à sua 16ª edição com apresentações em cinco cidades

por Redação CONCERTO 06/12/2013

O Virtuosi, um dos principais festivais de música clássica do Brasil, chega à sua 16ª edição, e realiza concertos em cinco cidades: Olinda (dia 8), Recife (de 10 a 15), João Pessoa (11 e 12), Campina Grande (13 e 13) e Belém (17). A direção artística é de Rafael Garcia.

 

O tema central do evento é a celebração de duas efemérides: os 200 anos de Richard Wagner e Giuseppe Verdi. Os dois são lembrados em um concerto no Recife, no dia 14. A apresentação, que ocorre no Teatro de Santa Isabel, conta com a Orquestra Virtuosi sob regência de Rafael Garcia. A soprano Eiko Senda é a convidada da noite, e o repertório traz trechos de óperas como Aida e Macbeth, de Verdi, e Tristão e Isolda e Os mestres cantores de Nuremberg, de Wagner.

A abertura oficial do festival acontece no dia 8, no Convento de São Francisco, em Olinda, quando o violinista norte-americano Giora Schmidt e o pianista filipino Victor Asunción interpretam um programa com peças de Schubert, Liszt, Beethoven, Fauré e Ysaÿe. A dupla também se apresenta em João Pessoa, em recitais nos dias 11 e 12.

Giora Schmidt também é uma das atrações de Campina Grande, que recebe concertos nos dias 13 e 14. Já Belém recebe, no dia 17, uma apresentação do pianista russo Ilya Ramlav.

Entre outros nomes que participam do Virtuosi, destaque para o violinista romeno Eugen Tichindeleanu, a pianista Juliana d’Agostini, o violinista israelense Yehezkel Yerushalmi e o violoncelista norte-americano Lars Hoefs, além do Ensemble São Paulo.

O festival se despede de sua cidade-sede, Recife, no dia 15, com a Maratona de Piano BNDES, com recitais de Asunción, D’Agostini e Ramlav.

[Veja mais no Roteiro Musical: Olinda - Recife - João Pessoa - Campina Grande - Belém]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.